Mecanismos adicionais de segurança
Utilize os mecanismos abaixo para maior segurança em sua conta.
Armazenamento seguro para a Chave de API
A Chave de API do Base segue o modelo de chave “irrecuperável”, isto é, ela será exibida apenas uma vez quando criada. Sendo assim, você precisará copiá-la e salvá-la de modo seguro antes de sair da área de integrações.
- Nunca armazene chaves de API em texto claro dentro do código-fonte ou em arquivos de configuração acessíveis ao público.
- Utilize mecanismos de segurança, como variáveis de ambiente ou arquivos de configuração protegidos, para armazenar as chaves de API de forma segura.
- Utilize serviços de gerenciamento de segredos para armazenar e gerenciar as chaves de API de forma centralizada e segura, como AWS Secrets Manager, Google Cloud Secret Manager e Azure Key Vault, por exemplo.
Transmissão segura da sua Chave de API
- Utilize exclusivamente protocolos de comunicação seguros, como HTTPS, evitando métodos não criptografados, como HTTP.
- Jamais trafegue ou exponha sua chave de API no front-end da sua aplicação.
Protocolo de segurança TLS (Transport Layer Security)
Atualmente nossos sistemas em produção aceitam TLS 1.2 e 1.3 para comunicação. Mas recomendamos o uso do TLS 1.3.
Controle de acesso e rotação de chave
- O acesso à Chave de API deve ser concedido apenas a usuários ou sistemas autorizados que realmente necessitam de acesso aos recursos protegidos.
- Estabeleça um processo de monitoramento dos logs a fim de rastrear a origem e propósito das requisições, de modo a detectar atividades suspeitas ou uso indevido de sua Chave de API. Ferramentas como SIEM, Splunk, ELK Stack, AWS CloudWatch ou Azure Monitor podem auxiliar no processo.
- Estabeleça uma política de rotação regular das chaves de API para reduzir o impacto em caso de comprometimento ou vazamento.
- O armazenamento e segurança da chave apikey é de inteira responsabilidade do cliente, visto que o Asaas não detém dessa informação armazenada em nenhum local de nosso banco.
Updated about 1 month ago