Criando um Pedido de Venda

Entenda como criar um pedido de venda e emitir uma NF-e via API.

Para criar um pedido de venda, você deve chamar o endpoint de Criar novo pedido. Mas, antes, os cadastros precisam estar preenchidos. Além disso, caso utilize a cobrança do Asaas, a cobrança precisa ser informada.

De forma geral, o fluxo para criação de um pedido de venda segue os seguintes passos:

  • Cadastre ou consulte o cliente - customerId
  • Cadastre ou consulte os produtos - productId
  • Cadastre ou consulte a transportadora (se for o caso) - shippingCompanyId
  • Crie uma cobrança no Asaas (se for o caso) - paymentId
  • Crie um pedido de venda
  • Emita a NF-e do pedido

Segue um exemplo de criação de pedido abaixo.

POST /api/v1/salesOrders
Confira a referência completa deste endpoint

{
  "orderItems": [
    {
      "productId": 1234567890,
      "unitPrice": 10.22,
      "quantity": 3
    }
  ],
  "number": 123456,
  "issueDate": "2024-01-20",
  "customerId": 109988777,
  "externalReference": "544222",
  "orderPayments": [
    {
      "dueDate": "2024-01-20",
      "value": 28.06,
      "bankId": 1099999997,
      "billingType": "PIX"
    }
  ]
}

Cobrança

Você tem a opção de atribuir uma ou mais cobranças do Asaas (paymentId) para seu pedido de venda, utilizando o banco Asaas, sendo possível utilizar várias formas de pagamento: PIX, boleto bancário, cartão de crédito e débito e TED. É o jeito mais seguro e prático de automatizar seu processo de cobrança! Para isso, pode utilizar tanto a interface web quanto a API do Asaas.

Para ver como gerar cobranças na interface web em ambiente de teste (Sandbox), acesse o passo a passo do vídeo:


Já em produção, para acessar a plataforma, vá até: https://www.asaas.com/ e realize seu login. No menu Cobranças, você encontrará todas as opções que o Asaas disponibiliza para seu negócio.

Caso opte pela gestão através de API, o primeiro passo é gerar sua chave de API no Asaas (caso ainda não tenha). Consulte o Guia de Segurança do Asaas para referência. Com as chaves em mãos, basta seguir o Guia de Cobranças com passo a passo para emissão de cobranças no Asaas.

Para a criação de uma cobrança, é necessário informar o cliente (customer). Para cadastrar (e gerenciar, de forma geral) esse cliente, você pode utilizar tanto a API do Asaas quanto a API do Base, pois ambas estão 100% integradas.

📘

Banco Asaas

Recomendamos que você gerencie e emita suas cobranças diretamente pelo Asaas. Ofereça diversas formas de pagamento aos seus clientes (boleto, cartão e Pix), envie notificações para evitar inadimplência, gerencie suas cobranças em um único lugar e conte com tarifas competitivas. Para mais informações, acesse: https://www.asaas.com/meios-de-pagamento

Se preferir utilizar outros métodos de cobrança, será exigido o identificador único do banco no Base ERP. Pela API, é possível listar ou recuperar um único banco, e se precisar cadastrar um novo banco, é possível através da interface web do Base ERP, utilizando o menu: Financeiro > Bancos.

Itens do pedido

Para a criação do registro de pedido de venda em si, o campo orderItens não é obrigatório, porém a emissão de NF-e não será autorizada nesse caso. Portanto, é necessário ter pelo menos um item (produto) registrado em orderItens.

Emissão de NF-e/NFC-e

Com o id do Pedido de Venda em mãos, é possível realizar a emissão da nota. Você pode escolher entre a geração de uma Nota Fiscal Eletrônica (modelo 55) ou uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (modelo 65). Para isso, informe o modelo da nota no parâmetro type (55 ou 65).

POST /api/v1/salesOrders/{id}/invoice
Confira a referência completa deste endpoint


❗️

Chamada assíncrona

A chamada de envio de nota é assíncrona. Ou seja, quando o endpoint de emissão de NF-e do pedido de venda é chamado, essa nota vai para uma fila até que nosso servidor processe e realize a emissão de fato. Sua integração deve estar preparada para tratar esse recebimento através de um webhook (evento INVOICE_NFE_AUTHORIZED).

Confira mais informações sobre webhooks aqui.